Blog Especializado em Encontrar as melhores Receitas, Curiosidades, Notícias e Dicas.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
Jardim Para Quem Não Tem Espaço
Em áreas pequenas, o jardim não nasce com as plantas. Para criar um espaço integrado e proporcional, comece pela distribuição dos elementos decorativos, como móveis, espelho d água e deques. Com tudo isso no lugar, é possível dimensionar o tamanho dos canteiros a as áreas a serem ocupadas por vasos e florestas. Como a maior parte desses ambientes pequenos está cercada pela arquitetura da casa ou pelos imóveis vizinhos, plantas de meia-sombra e sombra são as mais indicadas. Enter elas, estão os filodendros pacová, rasteiro e roxo, a asplênio, a palmeira ráfis, a pleomele, o ciclanto, a costela de adão e o guaimbê.
Varandas floridas em terraços abertos, suscetíveis ao vento, escolha espécies de folhas duras, como bálsamo, cica, viburno, gardênia, azaléia e buxinho. Suculentas também são apropriadas. Já em varandas fechadas, o problema não é o vento e sim o calor que os vidros geram, podendo desidratar as plantas. O correto é procurar deixar as janelas abertas a maior parte do tempo pata que o ambiente fique ventilado. Nessa situação as frutíferas vão muito bem: laranjinha kinkan, mexerica, limão entre outras.
Vasos caprichados - Assim como é feio deixar a terra aparente no jardim, também nos vasos ela deve ficar escondida. Use como forração pedriscos, cascas de árvores ou flores. Entre essas últimas, as espécies bianuais - aquelas que mensalmente precisam ter suas mudas renovadas são as mais recomendadas, pois deixarão o vaso sempre florido. Como se trata de uma área muito pequena, vale a pena o investimento. Outro cuidado para assegurar um belo visual em vasos do mesmo material, mas que não precisam ser necessariamente da mesma cor e tamanho. Por sinal, é a profundidade e a abertura da boca do vaso que determinam o tipo de planta adequada para ele.
Duas tendências fortes em áreas pequenas: os jardins verticais com espécies como samambaias e peperômias, e as fortes, que precisam ter água sempre em movimento para evitar a proliferação de mosquitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Viaje por um Mundo de tradição, conhecimento, técnica e, principalmente, muito sabor. Desde os primórdios da humanidade, o consumo de c...
Nenhum comentário:
Postar um comentário